Nielson Diplomata 70 / 76

 A introdução dessa carroceria em 1970 representou um salto em qualidade  na época em relação a todas as carrocerias existentes  no mercado até então. Espaçosa, confortável e com acabamento interno superior, a carroceria podia utilizar as opções de motores disponíveis na época; Scania B75, Mercedes O-355, Mercedes LPO 1113, Alfa Romeo e Cummins. Com um desenho elegante, o desnível no teto já era marca registrada da Nielson desde os modelos Clipper e perduraria até os modelos dos anos 80. 


Motor Scania B75 era muito usado na dianteira.


Carroceria longa com motor Alfa Romeo D11000 traseiro



Típica carroceria curta para 36 lugares com motorização Mercedes LPO 1113




Modelo de 1973 apresentava modificações na grade, farois, lanternas traseiras e o desnível no teto inclinado



Carroceria montada sobre chassi Mercedes O-355 empregava rodas de diâmetro menor que a Scania 


São Luiz, uma das raras empresas do nordeste (Bahia) a empregar a carroceria da Nielson na época. 


Modelo de 1975 apresentava o desnível no teto mais avançado e mais suave, também novo conjunto de grade e farois  dianteiros, lanternas traseiras e um curioso relevo no parabrisa traseiro. 



Chassi LPO 1113 era tipicamente empregado com motor na dianteira





A combinação das carrocerias da Nielson com motorização Scania possibilitava longa vida e alta quilometragem ao conjunto tornando uma ótima opção para empresas que empregavam ônibus de "segunda mão" A São Bernardo que fazia a ligação entre o Piauí e Maranhão empregava antigos carros da Pluma mantendo a mesma pintura e numeração.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FIAT 128