Estação ferroviária MARUMBÍ




 A estação de trem Marumbí, no meio da Serra do Mar é um patrimônio tombado em meio à natureza na estrada férrea que liga Curitiba à cidade de Morretes no litoral do Paraná. Apesar de não ser mais utilizada, ainda é ponto de parada para muitos trilheiros que desembarcam do trem para completar a descida pelas trilhas da serra até o pé da serra. 

Para ferro-modelistas, é um prédio interessante para se ter na maquete, motivo pelo qual projetei e estou montando o prédio cujo projeto ficará disponível. Este projeto também faz parte do meu conjunto de edificações históricas aqui do Brasil, que já conta com a Matriz de Nossa Senhora em Cabrália - BA, com arquivo disponível para baixar aqui na área de download do blog.

O arquivo total na escala HO (1:87) comporta 5 folhas tamanho A3.

Também é preciso observar que o prédio está representado apenas na parte superior (plano da estação e linha férrea) visto que possui um piso inferior que não foi incluído justamente para facilitar a utilização em maquete, no entanto, é possível que no futuro eu realize esta parte do projeto em separado (considerando a historicidade do prédio). Também algumas casas do conjunto arquitetônico que incluia a moradia dos trabalhadores da Rede Ferroviária, poderão ser feitos. 

De maneira a facilitar a leitura e acompanhamento, a evolução da montagem será postada de baixo para cima, sempre com a posição mais atual no topo da postagem. 

Esse é o resultado final da montagem. Para acabamento final, utilizei lápis aquarelável nas bordas para colorir as marcas de recortes do papel. Um verniz spray acrilex fosco bem leve sobre o telhado para tirar o brilho da impressão à laser sobre o papel couchê.





A cereja do bolo e última peça a ser Colocada são os pináculos no frontão do prédio. Uma peça tão pequena mas que valoriza muito visualmente, além de contribuir para uma imagem mais fiel do prédio. 
   Para esses pináculos, consegui um modelo de construção simples, mas com um bom resultado visual. 


Alguns detalhes para finalizar o conjunto






Instalação do anexo posterior. Um conjunto feito em três peças: corpo principal, divisória e telhado
 




Com os telhados fixados já temos uma boa apresentação do conjunto.

Optei por fazer o telhado em tiras, pois possibilita moldar o relevo das telhas com um bom resultado visual.






Como a impressão foi feita em papel 180g, reforcei as partes internas com papel grosso. (Alguns chamam de papel paraná)







Iniciamos com os recortes da fachada e reforço das paredes. Usei papel cartão 1mm para reforçãr o verso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arquivos para DOWNLOAD

FIAT 124